O QUE É YOGA?
De acordo com os ensinamentos do Vedanta existem quatro caminhos que podemos seguir para alcançar o objetivo de compreender nossa natureza divina. Esses caminhos são conhecidos como os Quatro Yogas. Podemos escolher um caminho baseado em nossa personalidade ou inclinação, ou seguir as práticas dos caminhos em qualquer combinação. Os Quatro Yogas são Bhakti Yoga, Karma Yoga, Raja Yoga e Jnana Yoga.
Bhakti Yoga - O caminho do Amor
Para pessoas que são mais emocionais do que intelectuais, o bhakti-yoga é recomendado. Este é o caminho da devoção, o método de alcançar Deus através do amor e da Sua lembrança amorosa. A maioria das religiões enfatiza esse caminho espiritual porque é o mais natural. Como outros yogas, o objetivo do bhakta, ou devoto de Deus, é alcançar a realização de Deus – unidade com o Divino. O bhakta consegue isso através da força do amor, que entre as emoções é a mais poderosa e irresistível. O amor é acessível a todos: todos nós amamos alguém ou algo assim, muitas vezes com grande intensidade. O amor nos faz esquecer de nós mesmos, com toda nossa atenção dedicada ao objeto de nossa adoração.
Karma Yoga - O caminho da Ação
Quem quer que Me faça uma oferenda com devoção,
seja uma folha, uma flor, um fruto ou água –
essa oferenda feita com devoção por um homem puro de coração,
Eu aceito com alegria.
(Bhagavadgita 9:26)
Todos nós tendemos a agir com expectativas em nossas mentes: trabalhamos duro em nossos trabalhos para ganhar respeito e apreciação de nossos pares e promoções do chefe. Limpamos nossos jardins e os tornamos adoráveis na esperança de que nossos vizinhos os apreciem, isso se não ficarem com inveja. Trabalhamos duro na escola para conseguir boas notas, prevendo que isso nos trará um bom futuro. Preparamos uma refeição esplêndida com a expectativa de que ela seja recebida com aplausos e elogios. Nós nos vestimos bem esperando a apreciação de alguém. Tanto tempo de nossas vidas é gasto na antecipação de futuros resultados que isso acaba sendo feito automaticamente, inconscientemente.
Raja Yoga - O caminho da Meditação
Meditação
Instruções e ensinamentos sobre como meditar, e qual deve ser o objeto da meditação, devem ser aprendidos diretamente de um mestre espiritual qualificado. Meditação é uma questão intensamente pessoal; apenas um mestre espiritual genuíno pode avaliar com precisão as tendências pessoais dos aspirantes e direcionar adequadamente suas mentes.
Além disso, espiritualidade é algo que deve ser absorvido, não ensinado. Um verdadeiro mestre espiritual acende a chama da espiritualidade dentro do aluno pelo poder de suas próprias realizações internas. Podemos dizer que a vela do aluno é acesa pela chama do mestre. Nossas velas não podem ser acesas por livros, assim como não podem ser acesas por mestres não qualificados, que falam de religião, mas não vivem o que pregam. A verdadeira espiritualidade é transmitida: apenas mestres de mente pura e altruísta que tiveram um certo despertar espiritual são capazes de acender nossas velas não iluminadas.
Levando tudo isso em conta, algumas instruções básicas podem ser dadas: qualquer conceito de Deus – seja com forma ou sem forma – que nos agrade é bom e útil. Podemos pensar que Deus existe tanto fora como dentro de nós. Sri Ramakrishna, no entanto, recomendou que meditássemos dentro de nós mesmos, dizendo: "O coração é um lugar esplêndido para meditar." A repetição de qualquer nome de Deus que nos agrade é boa, assim como a repetição da sílaba "Om" é benéfica. É muito bom e aconselhável ter um período regular e diário para meditação, a fim de criar o hábito; no mesmo sentido, é de grande ajuda para a meditação ter um lugar constante para práticas que seja calmo, limpo e pacífico.