Ramakrishna Vedanta Ashrama
Ramakrishna Vedanta Ashrama
Afiliado à Ordem Ramakrishna da Índia

​Presidente do Ashrama

​SWAMI ​NIRMALATMANANDAJI MAHARAJ

Swami Nirmalatmananda ji Maharaj é presidente do Movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil e diretor espiritual do Ramakrishna Vedanta Ashrama, São Paulo. O Swami reside atualmente em São Paulo.

Swami Nirmaltmananda é o líder do Movimento 

Ramakrishna Vedanta no Brasil. O mais reverenciado 

Swami Vireshwaranandaji Maharaj foi seu Guru.


Rev. Swami Vireswarananda Maharaj
Ele foi iniciado pela Santa Mãe Sri Sarada Devi em Jayrambati. 
Ele teve seu Sannyasa em 1920 de Swami Brahmananda. 
Ele foi o décimo presidente da Ordem Ramakrishna.

Swami Nirmalatmananda

Swami Nirmalatmananda, 70 anos, é presidente e diretor espiritual do Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo, afiliado ao Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission da Índia, uma ordem monástica fundada em 1886 e estabelecida em vários países com múltiplas atividades.

O Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission têm 265 filiais em todo o mundo: 198 na Índia, 26 em Bangladesh, 14 nos EUA, 3 no Brasil, 2 cada no Canadá, Rússia e África do Sul, e um cada na Argentina, Austrália, Fiji, França, Alemanha, Irlanda, Japão, Malásia, Maurício, Nepal, Holanda, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka, Suíça, Reino Unido e Zâmbia. Além disso, há 44 sub-centros (14 dentro da Índia, 30 fora da Índia).

Swami Nirmalatmananda chegou ao Brasil em 27 de março de 1999 como nosso primeiro monge residente para inaugurar e assumir o primeiro Centro oficialmente afiliado da Ordem Ramakrishna no Brasil, e ele está se dedicando a difundir a mensagem do Vedanta e os ideais de Ramakrishna Vivekananda no Brasil. Ele visita regularmente os Centros de Vedanta em outras capitais do Brasil, como Curitiba e Rio de Janeiro, bem como os sub-centros de Belo Horizonte e Brasília, onde, além de dar palestras, recebe para entrevistas aspirantes sérios à vida espiritual. 

Inspirado pelas leituras de Swami Vivekananda e pelos ideais e ideias de Sri Ramakrishna e Vivekananda, Swami Nirmalatmananda juntou-se à Ordem Ramakrishna como brahmachari(noviço) no Centro de Nova Deli, em outubro de 1975, pouco depois de terminar a graduação em Física, Química e Matemática (um diploma integrado com as três disciplinas) na Universidade de Madras.

Cinco anos depois de ingressar, Swami foi enviado para Belur Math, Calcutá, para treinamento intensivo na sede da Ramakrishna Math & Mission, tendo recebido, em 1982, os votos preliminares de vida monástica. Em 1974, ele recebeu iniciação espiritual (mantra diksha) de Swami Vireswaranandaji Maharaj, discípulo de Santa Mãe Sri Sarada Devi, a Santa Mãe, e o décimo Presidente da Ordem Ramakrishna. Em 1985, fez os votos finais de Sannyasa.

Antes de vir para o Brasil, atuou por 17 anos na sede do Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission, em Belur Math, onde adquiriu formação em meditação e práticas espirituais, experiência administrativa da ordem monástica, estudo dos livros sagrados, sânscrito, literatura de Ramakrishna Vivekananda, contemplação e meditação, aconselhamento e correspondência com os devotos, etc.

Swami Nirmalatmananda, que mora em São Paulo, realiza diariamente o ritual de adoração (Arati) seguido de meditação e leitura, e recebe os devotos para palestras sobre temas espirituais, além de entrevistas de aconselhamento espiritual. Dá orientação e também a iniciação espiritual, além de palestras e retiros.  Visita regularmente os demais centros em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Prático e direto por natureza, Swami consegue ser doce e firme, sério e bem-humorado. 

Com sua chegada, um novo dinamismo permeou os encontros e estudos de Vedanta no Brasil.

Sobre o seu guru, 
​o Swami Vireshwarananda

Swami Vireswarananda foi o décimo presidente da Ordem Ramakrishna. Nasceu em 31 de outubro de 1892 em Chennai. Seu nome pré-monástica era Pandurang Prabhu; ele foi mais tarde conhecido como Prabhu Maharaj.

Afiliou-se a Belur Math no primeiro semestre de 1916 e foi iniciado pela Santa Mãe, em junho de 1916, tendo recebido seus votos monásticos de Swami Brahmananda em 12 de janeiro de 1920.

Como presidente da Ordem, viajou por toda a Índia para pregar a mensagem do Movimento Ramakrishna. Ele iniciou muitas atividades filantrópicas incluindo aquelas de desenvolvimento rural, 'Pallimangal' e formação da juventude no auto-emprego, 'Jana Shiksha', o que incentivou a Ordem se aventurar em novos campos e, assim, ampliar seu âmbito de serviço.

Embora estivesse ocupado com o trabalho administrativo, conseguia tempo para ler extensivamente, tendo traduzido para o inglês muitas escrituras em sânscrito, incluindo a glosa de Sridhara sobre o Bhagavad Gita; e os comentários de Shankara e Ramanuja sobre Brahmasutra.

Swami Vireshwarananda serviu a Ordem no papel de Presidente até seu falecimento em 13 de Março de 1985.

E-mail                 – [email protected]

Telefone              +55 11 2096-1777  

Designação        – Presidente do movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil

Endereço            – Ramakrishna Vedanta Ashrama

                               Largo Senador Raul Cardoso, 204 & 146

                               Vila Clementino - São Paulo - SP 

                                CEP: 04021-070

OUTROS SWAMIS RESIDENTE`S NO BRASIL

SWAMI PRAJNATMANANDA

Em 26 de outubro de 2019, Belur Math promoveu o Centro Ramakrishna Vedanta Curitiba como Centro independente filiado diretamente à Ramakrishna Math, em Belur Math, Howrah, India. Assim, em março de 2020, o Swami Prajnatmananda chegou a Curitiba para assumir como representante direto de Belur Math.

A designação do Swami Prajnatmananda como Ministro da Ordem Ramakrishna em Curitiba, atendeu ao anseio de nossa comunidade pela presença de um Swami residente. Com a ajuda do Swami poderemos construir um porto seguro para as almas que anseiam por liberdade. O esforço de cada um em sua própria busca espiritual contribui para o crescimento de todos, resultando em uma sociedade justa, solidária e de respeito por todas as tradições.

LER MAIS

SWAMI ATMAJNANANDA

Swami Atmajnananda ingressou na Ordem Ramakrishna em 1988, após concluir sua graduação em Economia pela Universidade de Bangalore. Ele teve o privilégio de ser iniciado na vida espiritual em 1986 pelo Reverendo Swami Bhuteshananda, o 13º Presidente da Ordem Ramakrishna. Swami recebeu seus votos finais de monge (Sannyasa) em 1998. Chegou ao Brasil em 07 de novembro de 2021 onde permaneceu no Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo até o dia 05 de dezembro, data da sua primeira visita ao ashrama do Rio de Janeiro. Atualmente é o responsável pelo Centro do Rio de Janeiro.

LER MAIS

​SWAMI JITANANDA

Swami Jitananda é Brasileiro.  Ele reside no Ramakrishna Ashrama de São Paulo, sendo assistente do Swami Nirmalatmananda. Formado em engenharia eletrônica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). 

​SWAMI TAPOYAJNANANDA

Swami Tapoyajnananda, natural da Índia, ingressou na Ordem Ramakrishna em 2003.  Chegou ao Brasil em 2021 para residir no Ramakrishna Ashrama de São Paulo, sendo assistente do Swami Nirmalatmananda. É formado em engenharia eletrônica. Discípulo do Swami Ranganathananda, recebeu seus votos de Sannyasa do Swami Atmasthananda (ambos ex-presientes da Ordem Ramakrishna).         

SWAMIS CUJO O APOIO FOI FUNDAMENTAL PARA A PROPAGAÇÃO DA VEDANTA NO BRASIL

SWAMI VIJOYANANDA

O pioneiro da Vedanta na América do Sul

Swami Vijoyananda foi o primeiro monge da Ordem Ramakrishna a vir para a América do Sul. Ele não só fundou o Ramakrishna Ashrama com sede em Bella Vista, uma cidade da Região Metropolitana de Buenos Aires, como também veio ao Brasil onde plantou as sementes da Vedanta. 

Seu Guru dispensa apresentações – Swami Brahmananda, o filho espiritual de Sri Ramakrishna. Os votos monásticos, recebeu-os de Swami Shivananda, e foi abençoado com o darshan de Sri Sarada Devi e da convivência com vários apóstolos de Sri Ramakrishna. Teve, ainda, memoráveis encontros com ilustres personagens da vida secular: Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Henri Bergson, Jawahrlal Nehru, Romain Rolland e Rabindranath Tagore. 

Em 1957 o Swami foi convidado por um casal carioca, Dra. Maria das Dores e Dr. Carvalho, para vir ao Rio de Janeiro. O convite foi estendido a São Paulo pelo Professor Djalme A. Gomes. Foi o começo de inestimáveis visitas anuais às duas capitais, que se prolongaram até 1972, às vésperas de sua morte em 1973. Certa ocasião, o Swami disse a alguns discípulos que ouvira a Mãe Divina a lhe sussurrar:  'Seu trabalho só estará terminado quando o Brasil tiver seu próprio Swami residente.' 

O Movimento Ramakrishna Vedanta está definitivamente consolidado em nosso país graças ao Swami Vijoyananda.


SWAMI PARATPARANANDA

Nasceu na Índia em 1919.  Foi discípulo de Swami Shankarananda (Sétimo Presidente da Ordem Ramakrishna). Foi enviado pela Ordem Ramakrishna para seu centro em Buenos Aires-Argentina em 1968 para dar assistência ao trabalho de Swami Vijoyananda. Em 1973 tornou-se o dirigente espiritual do centro após o falecimento de Swami Vijoyananda.  Dedicou sua vida no ocidente a difundir os ensinamentos de Sri Ramakrishna e Swami Vivekananda principalmente na Argentina e no Brasil, onde esteve durante muitos anos a convite de devotos, em várias cidades. Devido à presença e ajuda de Swami Vijoyananda e Swami Paratparananda, o Ramakrishna Vedanta Ashrama em São Paulo, Brasil,  foi estabelecido em 1974. O Swami regressou à Índia em 1988 para viver como monge errante.


SWAMI PARESHANANDA

Swami Pareshananda nasceu na Índia em 1944. Ingressou na Ordem Ramakrishna em 1967. Chegou à Argentina em 1989 depois do regresso do Swami Paratparananda à Índia. Desde então trabalhou nas atividades administrativas e espirituais da instituição argentina Hogar Espiritual de Ramakrishna, participando como Diretor Espiritual.  Nesta época o Swami apoiava o movimento Ramakrishna no Brasil - Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Swami também conferiu iniciação espiritual a muitos devotos brasileiros, tendo formalizado os grupos privados de estudo no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte com seus estatutos registrados m 1992.