Swami Vivekananda - Vida
As contribuições de Swami Vivekananda para a cultura mundial
Fazendo uma avaliação objetiva das contribuições de Swami Vivekananda para a cultura mundial, o eminente historiador britânico A L Basham afirmou que "nos séculos seguintes, ele será lembrado como um dos principais moldes do mundo moderno..." Algumas das principais contribuições que Swamiji fez ao mundo moderno são mencionadas abaixo -

Recomendado para leitura posterior
Recomendado para leitura posterior
1. Eastern and Western Disciples, Life of Swami Vivekananda, Two Volumes. Kolkata: Advaita Ashrama
2. The Complete Works of Swami Vivekananda, Nine Volumes. Kolkata: Advaita Ashrama.
3. Romain Rolland, The Life of Vivekananda, tr. E.K. Malcolm Smith. Kolkata: Advaita Ashrama.
4. Teachings of Swami Vivekananda. Kolkata: Advaita Ashrama.
5. Swami Vivekananda’s Speeches at the Parliament of Religions, Chicago, 1893
6. Raja Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga (português)
Ensinamentos de Swami Vivekananda
Ensinamentos de Swami Vivekananda
Meu ideal, de fato, pode ser colocado em poucas palavras: pregar à humanidade sua divindade e como manifestá-la em cada movimento da vida.
Educação é a manifestação da perfeição já existente no homem.
Queremos aquela educação pela qual o caráter é formado, a força da mente é aumentada, o intelecto é expandido, e pela qual a pessoa se sustenta em seus próprios pés.
Enquanto milhões de pessoas viverem com fome e ignorância, eu considero cada homem um traidor que, tendo sido educado às custas dessas pessoas, não dá o mínimo de atenção a elas.
O que quer que você pense, isso você será. Se você se acha fraco, fraco você será; se você se acha forte, forte você será.
Se vocês têm fé em todos os trezentos e trinta milhões de seus deuses mitológicos, ... mas não têm fé em si mesmos, não há salvação para vocês. Tenham fé em si mesmos, ergam-se apoiados nessa fé e sejam fortes; é disso que precisamos.
Força, força é aquilo que tanto queremos nesta vida, pois o que chamamos de pecado e tristeza têm uma única causa: a nossa fraqueza. Com a fraqueza vem a ignorância, e com a ignorância vem o sofrimento.
Quanto mais velho eu fico, mais tudo me parece apoiar-se na coragem. Esse é o meu novo Evangelho.
Pureza, paciência e perseverança são os três fundamentos para o sucesso e, acima de tudo, o amor.
Religião é realização; não são palavras, nem doutrinas, nem teorias, por mais belas que sejam. É ser e tornar-se, não ouvir ou aceitar; é a alma inteira se transformando no que acredita.
Religião é a manifestação da Divindade já existente no homem.
Ensinem a si mesmos, ensinem a todos sua verdadeira natureza, chamem a alma adormecida e vejam como ela acorda. O poder virá, a glória virá, a bondade virá, a pureza virá, e tudo o que é excelente virá quando essa alma adormecida for despertada para a atividade autoconsciente.
Só vivem aqueles que vivem para os outros, os demais estão mais mortos que vivos.
Esta é a essência de toda adoração: ser puro e fazer o bem aos outros.
É amor e apenas amor o que eu prego, e baseio meus ensinamentos sobre a grande verdade vedântica da unidade e onipresença da Alma do Universo.