Sri Ramakrishna - Vida
Sri Ramakrishna - Vida
Contribuições de Sri Ramakrishna para a cultura mundial
Recomendado para leitura adicional
- Sri Ramakrishna The Great Master by Swami Saradananda
- The Gospel of Sri Ramakrishna by Mahendranath Gupta (M)
- Life of Sri Ramakrishna, published from Advaita Ashrama
- Ramakrishna and His disciples by Christopher Isherwood
- Life of Ramakrishna by Roman Rolland
Mensagem de Sri Ramakrishna
A Realidade Última é uma; mas é tanto pessoal quanto impessoal, e é indicada por diferentes nomes (como Deus, Ishvar, etc.) em diferentes religiões.
O objetivo da vida humana é a realização da Realidade Suprema, a única que pode dar ao homem a Realização Última e a paz eterna. Esta é a essência de todas as religiões.
A Realidade Suprema pode ser realizada por meio dos vários caminhos ensinados nas religiões mundiais. Todas as religiões são verdadeiras na medida em que conduzem ao mesmo objetivo final.
Pureza da mente é uma condição essencial para alcançar a Realidade Suprema; a verdadeira pureza é estar livre da luxúria e da ganância. As observâncias externas são apenas de importância secundária.
Por meio de práticas espirituais, o homem pode superar suas más tendências, e a graça divina pode redimir até o pior pecador. Portanto, não se deve cavilar sobre os erros do passado, mas desenvolver uma visão positiva da vida, dependendo de Deus.
A realização de Deus é possível para todos. Os chefes de família não precisam renunciar ao mundo, mas devem orar com sinceridade, praticar o discernimento entre o Eterno e o transitório e permanecer desapegados. Deus escuta a oração sincera. O anseio intenso (vyakulata) é o segredo do sucesso na vida espiritual.
Deus mora em todas as pessoas, mas a manifestação dessa Divindade interior varia de pessoa para pessoa. Nas pessoas santas, há uma maior manifestação de Deus. As mulheres são manifestações especiais da Divina Mãe do Universo e, portanto, devem ser tratadas com respeito.
Uma vez que Deus habita em todas as pessoas, ajudar os necessitados não deve ser feito por compaixão (que é uma atitude de condescendência), mas como um serviço humilde a Deus.
O egoísmo, causado pela ignorância, é a raiz de todo sofrimento.
A vida é uma expressão da criatividade espontânea (Lila) de Deus. Prazer e dor, sucesso e fracasso, etc, devem ser suportados com paciência, e devemos nos resignar à vontade de Deus em todas as circunstâncias.