Ordem Ramakrishna
Ordem Ramakrishna
Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission são organizações espirituais mundiais, não-políticas e não-sectárias, que estão engajadas em várias formas de atividades humanitárias e de serviço social há mais de um século. Inspirados pelos ideais de renúncia e serviço, os monges e devotos leigos do monastério e da Missão servem milhões de homens, mulheres e crianças, sem qualquer distinção de casta, religião ou raça, porque veem o Deus vivo neles.
As organizações foram iniciadas por Sri Ramakrishna (1836-1886), o grande santo do século XIX de Bengala, considerado o Profeta da Era Moderna, e pelo principal discípulo de Sri Ramakrishna, Swami Vivekananda (1863-1902), um dos principais pensadores e líderes religiosos da era atual, considerado "um dos principais formadores do mundo moderno", nas palavras do eminente estudioso ocidental A.L. Basham.
Embora o mosteiro Ramakrishna e a Missão Ramakrishna sejam legal e financeiramente separadas, elas estão intimamente inter-relacionadas de várias maneiras e são consideradas organizações gêmeas.
Essas organizações gêmeas iniciaram um movimento espiritual não sectário e universal, que tem trabalhado silenciosamente por mais de cem anos para catalisar a regeneração espiritual da humanidade.
O principal catalisador nessa transformação contínua é a antiga filosofia religiosa da Índia conhecida como Vedanta. Embora vários outros sistemas de filosofia tenham surgido na Índia em diferentes épocas, eles ficaram confinados a pequenos grupos. Apenas o Vedanta tem permanecido como a filosofia dominante da tradição religiosa da Índia desde os tempos védicos até os dias atuais. Nos tempos modernos, esse antigo sistema de pensamento foi purificado, unificado e energizado por Sri Ramakrishna, e exposto no idioma moderno por Swami Vivekananda , sendo disponibilizado, portanto, para todas as pessoas em todo o mundo sem distinção de casta, credo ou raça.
A Ordem Ramakrishna não acredita em conversão, nem se entrega ao oculto ou ao sensacional. A Ordem dá maior importância ao desenvolvimento espiritual pessoal e ao serviço altruísta. Inspirados pela ideia de harmonia de todas as crenças, seus centros incentivam os adeptos de diferentes crenças a se encontrarem em um espírito de amizade e apreciação mútua, e a aprender uns com os outros sem ter de abrir mão da própria fé. Nas palavras de Sri Ramakrishna: "Deus criou diferentes religiões para atender a diferentes aspirantes, vidas e países ... todas as doutrinas são apenas tantos caminhos; mas um caminho não é de forma alguma o próprio Deus. De fato, a pessoa pode chegar a Deus se seguir algum dos caminhos com devoção de todo o coração."
LEMA: O lema das organizações gêmeas, formulado por Swami Vivekananda, é ATMANO MOKSHARTHAM JAGAD HITAYA CHA, "Para a própria salvação e para o bem-estar do mundo".
IDEAIS: O trabalho como adoração, a divindade potencial da alma e a harmonia das religiões são três dos ideais notáveis em que se baseiam essas duas organizações. É esse ideal de serviço ao homem como serviço a Deus que sustenta o grande número de hospitais, dispensários, unidades médicas móveis, escolas, faculdades, centros de desenvolvimento rural e muitas outras instituições de serviço social administradas pelas organizações gêmeas.
Sede: A sede do Ramakrishna Math and Ramakrishna Mission está situada em uma área chamada Belur no distrito de Howrah, Bengala Ocidental, Índia. Todo o campus da sede é popularmente conhecido como "Belur Math". Estendendo-se por mais de quarenta acres de terra na margem ocidental do rio Hooghly (Ganges), o lugar fica a uma hora de carro de Calcutá.
Ideologia
Ideologia

A ideologia da Ramakrishna Math and Ramakrishna Mission consiste nos princípios eternos do Vedanta como vivido e experienciado por Sri Ramakrishna e exposto por Swami Vivekananda. Essa ideologia tem três características: é moderna no sentido de que os antigos princípios de Vedanta tenham sido expressos no idioma moderno; é universal, ou seja, é destinado a toda a humanidade; é prático no sentido de que seus princípios podem ser aplicados no dia-a-dia para resolver os problemas da vida. Os princípios básicos dessa ideologia são dados abaixo-
Lema:
Emblema
Emblema

O emblema da Ordem Ramakrishna, desenhado por Swami Vivekananda, é uma obra de arte única e incomparável, criada por uma das mentes mais ricas da história contemporânea, em um estado exaltado de inspiração espiritual. É um símbolo profundo de harmonia e síntese para uma meditação reverente nesta era atual de conflito e desarmonia.

O significado por trás desse emblema, nas palavras do próprio Vivekananda, é:
"As águas ondulantes na imagem simbolizam o Karma,
o lótus é símbolo de Bhakti,
e o sol nascente, de Jnana.
A serpente circundante é indicativa de Yoga e do despertar da Kundalini Shakti,
enquanto o cisne na imagem significa o Paramatman (O Ser Supremo).
Portanto, o ideal do emblema é que pela união de Karma, Jnana, Bhakti e Yoga, a visão do Paramatman (O Ser Supremo) seja alcançada."

O objetivo é realizar, nesta mesma vida, o verdadeiro Ser, o autorrefulgente Atman, o Cisne no emblema, e por meio dessa realização estar livre de todas as limitações, todas as amarras e toda pequenez. Essa liberdade espiritual é algo a ser ansiado e alcançado nesta mesma vida. Ela liberta a pessoa da prisão de sua individualidade limitada, e confere a ele ou a ela a bênção da existência universal. A pessoa então se torna una com a Existência-Conhecimento-Felicidade Absolutos. "Seja livre. Essa é toda a religião", disse Swamiji.