Ramakrishna Vedanta Ashrama
Ramakrishna Vedanta Ashrama
Afiliado à Ordem Ramakrishna da Índia

Reverendo Swami Nirmalatmananda Maharaj

Swami Nirmalatmananda ji Maharaj é presidente do Movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil e diretor espiritual do Ramakrishna Vedanta Ashrama, São Paulo. O Swami reside atualmente em São Paulo.

E-mail                  – [email protected]

Telefone               +55 11 2096-1777

Designação        – Presidente do movimento Ramakrishna Vedanta                                    no Brasil

Endereço             – Ramakrishna Vedanta Ashrama

                                  Largo Senador Raul Cardoso, 204 & 146

                                  Vila Clementino - São Paulo - SP 

                                  CEP: 04021-070

  • Swami Nirmalatmananda, 70 anos, é presidente e diretor espiritual do Ramakrishna Vedanta Ashrama de São Paulo, afiliado ao Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission da Índia, uma ordem monástica fundada em 1886 e estabelecida em vários países com múltiplas atividades.

  • O Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission têm 221 filiais em todo o mundo: 167 na Índia, 15 em Bangladesh, 14 nos EUA, 3 no Brasil, 2 cada no Canadá, Rússia e África do Sul, e um cada na Argentina, Austrália, Fiji, França, Alemanha, Irlanda, Japão, Malásia, Maurício, Nepal, Holanda, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka, Suíça, Reino Unido e Zâmbia. Além disso, há 44 sub-centros (21 dentro da Índia, 23 fora da Índia).

  • Swami Nirmalatmananda chegou ao Brasil em 27 de março de 1999 como nosso primeiro monge residente para inaugurar e assumir o primeiro Centro oficialmente afiliado da Ordem Ramakrishna no Brasil, e ele está se dedicando a difundir a mensagem do Vedanta e os ideais de Ramakrishna Vivekananda no Brasil. Ele visita regularmente os Centros de Vedanta em outras capitais do Brasil, como Curitiba e Rio de Janeiro, bem como os sub-centros de Belo Horizonte e Brasília, onde, além de dar palestras, recebe para entrevistas aspirantes sérios à vida espiritual. 

  • Inspirado pelas leituras de Swami Vivekananda e pelos ideais e ideias de Sri Ramakrishna e Vivekanananda, Swami Nirmalatmananda juntou-se à Ordem Ramakrishna como brahmachari(noviço) no Centro de Nova Deli, em outubro de 1975, pouco depois de terminar a graduação em Física, Química e Matemática (um diploma integrado com as três disciplinas) na Universidade de Madras.

  • Cinco anos depois de ingressar, Swami foi enviado para Belur Math, Calcutá, para treinamento intensivo na sede da Ramakrishna Math & Mission, tendo recebido, em 1982, os votos preliminares de vida monástica. Em 1974, ele recebeu iniciação espiritual (mantra diksha) de Swami Vireswaranandaji Maharaj, discípulo de Santa Mãe Sri Sarada Devi, a Santa Mãe, e o décimo Presidente da Ordem Ramakrishna. Em 1985, fez os votos finais de Sannyasa.

  • Antes de vir para o Brasil, atuou por 17 anos na sede do Ramakrishna Math & Ramakrishna Mission, em Belur Math, onde adquiriu formação em meditação e práticas espirituais, experiência administrativa da ordem monástica, estudo dos livros sagrados, sânscrito, literatura de Ramakrishna Vivekananda, contemplação e meditação, aconselhamento e correspondência com os devotos, etc.

  • Swami Nirmalatmananda, que mora em São Paulo, realiza diariamente o ritual de adoração (Arati) seguido de meditação e leitura, e recebe os devotos para palestras sobre temas espirituais, além de entrevistas de aconselhamento espiritual. Dá orientação e também a iniciação espiritual, além de palestras e retiros.  Visita regularmente os demais centros em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Prático e direto por natureza, Swami consegue ser doce e firme, sério e bem-humorado. 

  • Com sua chegada, um novo dinamismo permeou os encontros e estudos de Vedanta no Brasil.