Ramakrishna Vedanta Ashrama
Ramakrishna Vedanta Ashrama
Afiliado à Ordem Ramakrishna da Índia

Participe

| Torne-se um Voluntário

​O Vedanta considera o Karma Yoga, ou serviço abnegado, como uma das práticas espirituais iniciais eficazes. Swami Vivekananda o chamou de ‘Trabalho como Adoração’. Os programas e o dia-a-dia de funcionamento de nossos centros são apoiados pelo serviço altruísta de nossos voluntários. O serviço 
pode ser oferecido por ‘dia de karma yoga’.    
Saudamos cordialmente e convidamos você para a ajuda e cooperação.

As oportunidades de serviço voluntário incluem, mas não estão limitadas, ao seguinte:
• Preparação de refeições – cozinha.
• Cantar no coro.
• Selecionar, traduzir e editar os artigos da Revista Vedanta. 
• Manutenção da biblioteca e postagens da livraria.
• Preparação para palestras espirituais de domingo e celebrações públicas.
• Jardinagem.
• Edição e upload de gravações de vídeo e áudio.
• Entrada de dados.
• Suporte ao escritório.

Entre em contato com nossa sede para oferecer seu tempo e serviço. Agradecemos todos os esforços.


Escreva para nós - [email protected]
Telefone - (11) 2096-1777 (templo) / (11) 5908-1970 (casa)

| Torne-se um Monástico

Monasticismo é viver a vida em preparação para ou sob votos religiosos. O objetivo da vida, na visão do Vedanta, é realizar nossa verdadeira natureza como una com Deus. Cada pessoa deve decidir qual o caminho que melhor a capacitará para que trabalhe de forma eficiente e sincera em direção a esse objetivo.
​O caminho do leigo geralmente envolve a vida de casado. Os indivíduos dentro da família se esforçam para servir a Deus em cada um seus membros. Os leigos servem a sociedade criando crianças com valores sólidos e contribuindo através de sua vida profissional. Eles têm de fazer malabarismos para conciliar as prioridades do trabalho, da família e da vida espiritual e incorporar sua prática espiritual em seus trabalhos e vidas familiares.

O caminho do monástico envolve renunciar à vida familiar e adotar votos de celibato para poder dar mais energia e foco diretamente às práticas espirituais. Muitas tradições espirituais têm monásticos, inclusive a hindu, budista e cristã. Na tradição da Ordem Ramakrishna, o propósito da vida monástica é esforçar-se pela própria liberação e treinar-se para fazer o bem ao mundo, seguindo as linhas estabelecidas por Sri Ramakrishna,  Sri Sarada Devi  e  Swami Vivekananda.

| Nossos Mosteiros

O Ramakrishna Vedanta Ashrama  tem três centros principais   e dois sub-centros com  cinco Swamis, que administram os centros em benefício das centenas de membros leigos, visitantes e público em geral. Esses centros são apenas para os monásticos masculinos e tem provisões para residência monástica. Alguns detalhes e requisitos podem variar de centro para centro. Nossos monges são membros da  Ordem Ramakrishna, sediada em Calcutá, Índia.

| Rotina Monástica

Em certa medida, o caminho espiritual de cada pessoa será diferente e é organizado em consulta com o Chefe do Centro. Os Quatro Yogas-KarmaYoga,  Bhakti Yoga,  Jnana Yoga e Raja Yoga- são mesclados em uma combinação adequada ao temperamento da pessoa. Em nossas vidas tentamos trabalhar com concentração mas desapegadamente; adoração, trabalho e orar com devoção a Deus; estudar, discutir e contemplar as escrituras e afirmar nossa verdadeira natureza, e dedicar tempo todos os dias à meditação.

                                                                                                                                          

Nossa rotina monástica consiste principalmente em trabalhar para a sociedade, meditação e estudo (estudo individual e frequentar as aulas no centro). Nosso trabalho varia de centro para centro, mas inclui atividades domésticas como cozinhar e limpar, manutenção, jardinagem, deveres do templo e rituais. Também fazemos trabalhos de escritório e computador que incluem a administração do monastério,  assuntos da sociedade, trabalhar na livraria, um catálogo de encomendas de correio e uma editora. Depois de estar aqui por algum tempo, é possível envolver-se com palestras, redação, edição e divulgação pública. Prestamos um serviço ao público compartilhando os ensinamentos de Vedanta, e servindo a Deus através dos muitos visitantes que aqui vêm.

| Requisitos para se tornar um Monástico

Os candidatos devem ter menos de 35 anos. A razão para esse limite de idade é que os rigores da vida comunitária exigem uma pessoa mais jovem, que é mais propensa a se ajustar física e psicologicamente.
Os candidatos devem ter pelo menos um diploma de ensino médio, ser razoavelmente saudável e passar por um exame físico. Seis meses de celibato e abstinência de álcool e drogas ilegais são necessários antes de aderir, e os candidatos devem estar livres de quaisquer dívidas.
A decisão de entrar na vida monástica não é uma decisão a ser tomada levianamente. Não é um estilo de vida fácil. As qualidades necessárias à pessoa para ter sucesso na vida espiritual são semelhantes às que trazem sucesso em qualquer empreitada. É preciso determinação, perseverança e paciência consigo mesmo e com os outros. A experiência de viver em comunidade tem sido comparada às pedras rolando umas contra as outras em um barril. Você acaba bem e polido!

Quatro coisas são essenciais na vida monástica:

  • devoção a ideais mais elevados.
  • renúncia ao prazer comum.
  • um espírito de serviço.
  • afinidade e zelo para compartilhar.

| Etapas da vida Monástica

Há vários estágios de vida monástica. Os primeiros seis meses formam o período pré-probatório. Durante esse período, a Sociedade Vedanta disponibiliza espaço e terreno em troca do trabalho que o candidato proporciona; no entanto, despesas pessoais, roupas e despesas médicas não são cobertas pela Sociedade.


O próximo período é o período probatório que dura no mínimo cinco anos. A partir desse ponto, a Sociedade Vedanta fornece um subsídio mensal de gastos, um subsídio anual de vestuário e paga as despesas médicas necessárias. Quando o chefe do centro sente que o candidato está pronto, ele ou ela pode fazer os primeiros votos de Brahmacharya (
Votos monásticos preliminares). Há então mais um mínimo de cinco anos antes que o candidato seja considerado elegível para os votos finais de Sannyasa (renúncia final). Muitas vezes o período de tempo é maior.

Recomendamos que as pessoas interessadas em vida monástica se alojem perto o suficiente de um dos Centros de Vedanta para que possam conhecer mais sobre  Vedanta e conhecer as pessoas que vivem no Centro. Isso também dá ao chefe daquele Centro e outros monásticos a chance de conhecê-las. Então, se a vida monástica parecer atraente, eles podem discuti-la com o chefe do Centro.

A principal motivação para escolher a vida monástica não deve ser escapar de algo desagradável. Em vez disso, deve ser para se dirigir a uma atmosfera que seja mais propícia para a vida espiritual. E não é um caminho para evitar estar ocupado. Há oportunidade total de meditar e estudar regularmente, associar-se a outros aspirantes espirituais e estar envolvido em trabalhos que sejam significativos.

Em última análise, como tudo o mais, você vai obter da vida monástica o que você colocar nela. Aqueles que são bem sucedidos são aqueles que podem desistir dos prazeres mais imediatos, mas fugazes, da vida comum, para trabalhar de todo coração em direção ao objetivo final da existência humana, Deus ou Autorrealização. O mundo exterior está repleto de muitas distrações e dá menos apoio à prática espiritual do que a vida monástica. Vivendo em um mosteiro, a pessoa se lembra constantemente da natureza divina interna e do ideal espiritual.

Entre em contato conosco --

Perguntas sérias sobre a vida monástica podem ser enviadas para [email protected]

Swami Nirmalatmananda Maharaj
​Presidente 
Ramakrishna Vedanta Ashrama
        Largo Senador Raul Cardoso, 204 & 146
        Vila Clementino - São Paulo - SP 
        CEP: 04021-070
                 E-mail - [email protected]